terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Coelho na Nuvem

Certa vez, havia um coelho sentado em uma nuvem. Uma estrela sorridente, vendo que ele parecia triste, aproximou-se e perguntou:
- O que faz aqui em cima, coelho?
- Nada - o orelhudo respondeu tristonho.
- E está triste por quê?
- Porque fugi de casa.
Um silêncio mórbido se instalou por alguns segundos até que a estrela finalmente falou de novo:
- Você subiu aqui em cima para fugir de casa?
- É.
- E está triste por causa disso?
- É
- Mas por quê?
- Porque me arrependi.
A estrela olhou o coelho de cima a baixo. Era um coelho novinho, de pelo cor de caramelo, muito bonito, mas triste com as costas encurvadas e as orelhas caídas. Estava sentado naquela nuvem como se alguém o tivesse pego pelas orelhas, girado e lançado ali em cima.
- Então por que não volta? - a estrela perguntou.
Silêncio. O coelho suspirou profundamente até que por fim explicou:
- Tenho vergonha.
- Vergonha de se arrepender?
- Vergonha de pedir desculpas.
A estrela o olhou mais uma vez, como se assim pudesse descobrir o que tinha feito aquele coelho fugir de casa.
- Bom - disse ela. - Ou você volta e pede desculpas, ou fica aqui para todo o sempre, arrependido e com esse sentimento terrível.
- Você tem razão - concordou o coelho, mas não fez nada além disso.
A estrela, vendo que o animalzinho não ia se mexer tão cedo, fez a pergunta que não queria calar:
- E como você veio parar aqui em cima?
- É que eu estava com muita raiva. Tanta raiva mas tanta raiva que dei um salto do tamanho do mundo e caí aqui. No começo fiquei feliz, achei muito legal, mas depois de um tempo comecei a me sentir sozinho e lembrei da companhia que meus irmãos me faziam. Aí fiquei com frio e lembrei de quando meu pai ia no quarto à noite e me cobria com uma coberta quentinha. E quando fiquei com fome e com sono me lembrei da deliciosa sopa de cenouras que a mamãe faz, e das lindas histórias que ela conta na hora de dormir.
Fêz-se silêncio mais uma vez. Um silêncio depressivo.
- Sinto saudades - o coelho concluiu. - Quero voltar, mas não consigo descer daqui.
Imediatamente a estrela brilhou ainda mais e alargou o sorriso.
- Eu te ajudo! Suba nas minhas costas que eu te levo de volta até lá embaixo.
O coelho aceitou a ajuda e subiu nas costas da estrela. Eles desceram rapidamente de volta à terra e o coelho pôde assim voltar para sua casa.

A estrela e o coelho ficaram amigos desde esse dia, vivendo felizes junto de suas famílias e visitando um ao outro sempre que podiam. O coelho nunca mais tentou fugir de casa.
E se eles não morreram, vivem felizes até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário